Alojamento

CONFORTO E SEGURANÇA PARA GESTANTES E BEBÊS DE IRATI E TODA REGIÃO.

A gravidez é um período único na vida da mulher e de grandes transformações.

É pensando na importância da vivência plena desse momento, pela gestante e sua família, que a Santa Casa de Irati oferece a todas as mamães, bebês e familiares um atendimento altamente profissionalizado e qualificado.

EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA E GINECOLÓGICA

         A Santa Casa de Irati é a única instituição da Região com atendimento 24 horas apoiados por:

Plantão Médico Presencial composto por Obstetra e Pediatra.

Soma-se a isto mais 03 Enfermeiras especializadas em Obstetrícia para dar total segurança às pacientes.

-Disponibilizamos também Serviços de Diagnósticos e Imagens, Exames Laboratório, com atendimento sem agendamento prévio, através do sistema de Classificação de Risco em Obstetrícia, segundo o Ministério da Saúde, realizando um acolhimento humanizado à mulher e sua família.

Na Santa Casa de Irati você pode contar com:

-  Equipe uma humanizada 24 horas por dia, capacitada ao atendimento obstétrico de alto risco, risco intermediário e habitual, bem como procedimentos ginecológicos de SUS, Particulares e Convênios.

A equipe assistencial do Centro Obstétrico atua de forma integrada às Boas Práticas, preconizadas pela Rede Cegonha do Ministério da Saúde.

Cumprimos integralmente a Lei nº 11.108/2005, permitindo à paciente um acompanhante de sua escolha durante o Trabalho de Parto, Parto e Pós-parto (puerpério) e também a Portaria 371/2014 promovendo o contato pele a pele na 1ª hora do nascimento para um maior vínculo mãe-bebê.

Na Santa Casa de Irati os horários de visitas no setor do Alojamento Conjunto (Maternidade) são diferenciados onde as pacientes podem contar também com a visita dos filhos menores.

A equipe multiprofissional estimula e orienta sobre a importância do acompanhamento do pai no primeiro banho com orientações sobre o cuidado, aumentado ainda mais o vínculo.

HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA

      Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno composto por equipe multiprofissional, altamente qualificada, que desenvolve cursos de capacitação no manejo do Aleitamento Materno, conforme protocolo do Ministério da Saúde para todos os profissionais que atuam na Área Materno Infantil.

         A Santa Casa de Irati possui Título de Hospital Amigo da Criança.

 

  • POSTO CARTORÁRIO PARA REGISTRO CIVIL

Para proporcionar maior comodidade dispomos de um Posto de Registros de Nascimentos com horário de atendimento das 14h às 17h de segunda à sexta feira na Unidade de Internação Obstétrica.

  • EXAME DE CARDIOTOCOGRAFIA

Exame este destinado para o acompanhamento da vitalidade do bebê. Exame indolor não invasivo, não tem contraindicação, sendo possível analisar a ausculta do batimento fetal mais detalhada. 

  • EXAME DE ECOGRAFIA NA SALA DE RECEPÇÃO DA GESTANTE

A Ecografia Obstétrica é um exame que permite ver o feto no interior do útero da mãe, através de ultrassons, inofensivos, tanto para o feto como para a mãe, você conta este exame 24 horas por dia na Santa Casa de Irati.

  • TESTE DA ORELHINHA, OLHINHO, PEZINHO E CORAÇÃOZINHO

Teste da Orelhinha: Emissões otoacústicas evocadas. Detecta a perda auditiva precoce da criança. O teste leva apenas 10 minutos para ser realizado. Não tem contra indicação e não incomoda o bebê. Este teste é agendado na alta hospitalar da mãe/bebê.

Teste do Olhinho: Teste do reflexo vermelho. Diagnostica doenças como catarata congênita e retinoblastoma. O exame consiste na emissão de um feixe de luz do oftalmoscópio (lanterninha). É indolor, não utiliza colírios e é rápido. É realizado pelo Pediatra no dia da alta hospitalar.

Teste do Coraçãozinho: Pode detectar precocemente cardiopatias congênitas. O exame é realizado com um aparelho chamado oxímetro, para medir a oxigenação do sangue na mão direita e no pé do bebê. É simples, indolor e rápido. É realizado com 24 horas de vida do bebê.

OBS.: O Teste do Pezinho é realizado para detectar doenças metabólicas e genéticas no recém nascido e deve ser coletado até o sétimo dia de vida com agendamento no Posto de Saúde ou Clínicas especializadas em Triagem Neonatal.

DISPONIBLIZAMOS AINDA TODOS OS SERVIÇOS ESSENCIAIS PARA A SUA COMODIDADE E SEGURANÇA.

- O Centro de Neonatologia é único de Irati e Região composto por 10 leitos de UTI Neonatal para recém nascidos que necessitam de cuidados intensivos.

 - É referência para todo estado, prestando assistência qualificada e humanizada ao recém-nascido e sua família, visando à recuperação, promoção e educação em saúde.

- Possui larga experiência no tratamento da prematuridade, e assistência às mais variadas patologias neonatais.

- Está inserido na Rede Cegonha (http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_redecegonha.php) e incentivamos o Método Canguru (http://www.brasil.gov.br/saude/2014/05/conheca-os-beneficios-do-metodo-canguru), um modelo de assistência que beneficia o prematuro de baixo peso e sua família.- Possui uma equipe multidisciplinar formada por Neonatologistas, Enfermeiros,

UTI NEONATAL

VISITAS AOS RECÉM-NASCIDOS NA UTI NEONATAL

As visitas aos recém-nascidos internados na Uti Neonatal são restritas, porém os pais têm acesso livre, nas 24h do dia.

Também são liberadas visitas para avós, padrinhos, tios e irmãos com horários agendados.

 Situações especiais são liberadas mediante a avaliação da equipe, porém sempre resguardando com rigor a segurança dos pacientes.

GRUPO DE PAIS NA UTI NEONATAL

            É um serviço de apoio aos pais dos recém-nascidos internados na Uti Neonatal e na Área Materno Infantil. Esse espaço tem como objetivo a troca de experiências, o compartilhamento de sentimentos, além de apoio mútuo entre os pais.

Atendimento Obstétrico para: PARTICULARES / CONVÊNIOS / SUS

Agende sua visita pelo telefone 042-3423-10-35 / 10-39 e venha conhecer nossas acomodações.

Alojamento conjunto

 

              Segundo o Ministério da Saúde, Alojamento Conjunto é o sistema hospitalar em que o recém-nascido sadio, logo após o nascimento, permanece com a mãe, 24h por dia, num mesmo ambiente, até a alta hospitalar. Este sistema possibilita a prestação de todos os cuidados assistenciais, bem como a orientação à mãe sobre a saúde de binômio mãe e filho.

           

             Os principais objetivos do Alojamento Conjunto são: aumentar os índices de aleitamento materno, estabelecer vínculo afetivo entre mãe e filho, permitir aprendizado materno sobre como cuidar do RN, reduzir o índice de infecção hospitalar cruzada entre outros.

 

               A Santa Casa de Irati é um Hospital de referência para a gestante de alto risco para o Estado do Paraná através da Rede mãe Parananense.

 

               - Seu corpo clínico possui profissionais capacitados para atender a gestante 24 horas por dia.

 

               - Para a segurança dos pais a Santa Casa realiza o teste do coraçãozinho, teste do pezinho e teste do olhinho.

 

Nascem na Santa Casa de Irati mais de 170 crianças por mês e o registro de nascimento pode ser realizado dentro da Instituição.

Sala de parto normal

Técnicos em Enfermagem, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Assistente Social, Psicóloga, Nutricionistas e demais especialidades médicas.

- A assistência tem como diferencial o cuidado personalizado, centrado nas necessidades de cada recém-nascido, aliado a tecnologias e programas recomendados pelo Ministério da Saúde.

Contato:
(42)3423-1311
Fax:(42)34231269
Rua Zeferino Bittencourt, 1111 Centro
CEP 84.500-000         Irati - Pr
 
 

Santa Casa de Irati • PR- Dpto Técnico © 2016. Todos os direitos reservados